5 C'S DA INFLUÊNCIA

  • Compartilhe:

Ou você influencia, ou você é influenciado. Ou ainda, influencia e é influenciado ao mesmo tempo. A influência existe desde a primeira interação humana na mais remota família, tribo ou comunidade de nossos ancestrais.

 

No início, algum líder influenciava seus seguidores a segui-los de caverna em caverna em busca do alimento e subsistência. Depois, algum líder convenceu seus seguidores a deixar de ser nômades para se tornarem agricultores. Mais tarde, alguém influenciou outros a constituirem feudos, erguerem castelos, murarem cidades, conquistar continentes, estimular comércio internacional, criar indústrias, movimentos de libertação, guerras…

 

A história da humanidade é uma sequência de líderes e liderados, reis e súditos, ídolos e fãs, profetas e missionários, enfim, influenciadores e influenciados, até chegar ao universo de digital influenceres tão comum hoje nas redes sociais. Vejamos 5 C’s que encontrei em comum em todos esses círculos de influência:

 

Conexão - Qualquer que seja o grau da persuasão exercida, ela começa sempre por uma conexão e identificação que se fortalece a cada dia, palavra ou ato daquele que exerce a influência. Influenciadores constroem pontes em vez de muros com seus influenciados. O grau de conexão atua no nível do cérebro reptiliano e emocional, muito mais forte que no cérebro racional. Razão nenhuma explicaria! Vemos hoje influenciadores e youtubers com 4 anos de idade, e líderes mundiais adolescentes como a Malala Yousafzai que já ganhou até prêmio Nobel.

 

Comunicação - Influenciadores são excelentes comunicadores que sabem compartilhar suas visões, opiniões e posicionamento para grandes grupos. Eles arrastam e convencem muitas pessoas a segui-los de forma espontânea e voluntária. Usam o poder da palavra, da emoção, de uma causa ou do próprio exemplo de vida e não através do poder opressivo ou coercitivo. O mensageiro é a mensagem e a mensagem é o mensageiro.

 

Congruência - A duração dessa influência está ligada diretamente ao grau de coerência e congruência. Influenciadores precisam ser ou exercer o que falam. Presenciamos o desaparecimento deles na mesma velocidade que surgiram, quando se descobre a verdade por trás das câmeras, relações públicas e muitas selfies. Outro dia uma vegana que tinha milhares de seguidores foi fotografada comendo frango. Consegue imaginar o efeito?

 

Compartilhar - Esse é o principal verbo conjugado pelos maiores influenciadores digitais. Eles estão compartilhando consistentemente seu tempo, energia, atenção e conhecimentos. Vou repetir! De modo consistente. Atualmente na internet a regra é consistência. Não adianta entregar hoje e talvez amanhã. É preciso trabalhar e entregar algo visto como valor dia após dia.

 

Competência - Deixei por último um dos mais importantes de todos que separa homens de meninos e mulheres de meninas. Observo muitos influenciadores fruto de muita embalagem, maquiagem e propaganda, mas pouco conteúdo, competência e autoridade. Muitos falam que não basta ser, é importante parecer. Eu completaria: Também não basta parecer, é importante ser. Portanto, invista em desenvolver cada vez mais competência.

 

Se você trabalhar atentamente esses 5 C’s conseguirá não só influenciar e liderar muitas pessoas, mas também influenciar e liderar a si mesmo. Mais difícil do que alcançar o sucesso e milhões de seguidores é desejar o que alcançou, permanecer feliz nessa missão e, principalmente, permanecer um seguidor apaixonado e realizado. Seja mais do que um digital influencer. #SejaExtraordinário.

 

 

 

 

 

image1.png

 

Marcos Sousa é conferencista internacional, palestrante, escritor e especialista em vendas, motivação, comportamento e Programação NeuroLinguística (PNL). Diretor da Superação Treinamentos e Consultoria. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPb e MBA em marketing pela FGV. Trainer e Master em PNL. Referência internacional no mercado de segurança, tendo ministrado palestras em 12 países em 4 continentes. Considerado também uma referência em NeuroVendas, já realizou mais de 1000 palestras e treinou mais de 50.000 pessoas nos últimos 15 anos. @palestrantemarcossousa www.marcossousa.com.br