A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NO MOMENTO ATUAL - Empreenda revista Laravel

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NO MOMENTO ATUAL

  • Compartilhe:

Você organiza seu ano, coloca metas com sua equipe, orquestra seus steackholdes e seus planos são modificados por forças externas, nesse momento: “uma pandemia”.

Agora todo seu planejamento é colocado a prova, as opções emergenciais terão que ser acionadas, para que você não prejudique seu negócio e todos que estão ao seu entorno, considerando que somos preparados para inúmeros focos de crise, mas parecia algo distante ou de ficção-cientifica, até tudo começar e em semanas, nada mais era do mesmo modo.

As metodologias ágeis aplicadas, dia após dia, agora são feitas online, onde mesmo de suas casas em home office, sua equipe necessita de direcionamento e dessa vez, lidando com a ansiedade de um momento desconhecido em nossa história.

Confesso que a sensação é no mínimo paralisadora, em que começamos a liderar de longe, sem o contato diário, sem consultar tudo aquilo que aprendemos até aqui, considerando o que era normal e habitual em nossos cotidianos, compreendendo que caminho de fato deveria ser seguido a partir de uma nova maneira de viver o mundo, inclusive o mundo dos negócios.

Tudo foi remodelado para que na medida do possível, ainda tivéssemos como manter o mínimo possível de normalidade em nossas vidas, com um agravante a ser tido como peça chave, mais do que nunca, precisávamos uns dos outros para prosseguir.

Não conseguiríamos passar de maneira alguma por esse período, se não tivéssemos a presença de líderes em constante mover para que de algum modo, tudo continuasse funcionando e não são chefes que alcançam tais objetivos, são líderes de fato.

Muitos líderes possuem tais habilidades como algo nato, que vem de dentro, como se fosse uma vocação e outros, podem desenvolver tais habilidades caso sejam influenciados pelo meio em que estão inseridos, como no caso de grandes famílias envoltas a políticas por gerações, como os Kennedy´s.

 

A liderança é o elo entre liderados e líderes, sendo ação em uma engrenagem que depende que os dois lados estejam alinhados, em que podemos observar em casos em que um determinado líder traz sucesso integrando uma equipe e caso seja transferido, não obtém os mesmos resultados que no desafio anterior.

 

Sabemos que é importante traçar metas a serem alcançadas e nesse contexto, torna-se importantíssimo considerar os seguintes pontos para uma liderança efetiva e com resultados satisfatórios e exponenciais, sendo eles:

 

  1. Conhecer-se: Talvez seja a etapa mais delicada durante todo o processo para trazer resultados satisfatórios, conhecer-se demanda tempo e vontade, além da disponibilidade para que isso ocorra, deparar-se com seus erros e defeitos, pode ser transformador e imensamente incômodo, sendo então o início de tal construção.

 

  1. Dominar-se: Após se conhecer, faz-se possível compreender o que precisa ser mudado, lapidado, desenvolvido e destacado, para que assim fique claro quais são as habilidades e competências que podem ser úteis e se de fato, existe preparo para tal missão.

 

 

  1. Liderar na prática: Não existe outra maneira de desenvolver funções, a não ser pela práxis, trazendo teoria e prática, para que assim possamos perceber o que de fato deve ser modificado, a questão é que só se aprende a liderar e identifica o que deve ser modificado, liderando na prática.

 

  1. Agregar equipes: Agregar nada mais é que juntar expertises distintas, conhecimentos diferenciados para que assim, possamos construir equipes homogêneas que podem ser direcionadas para fazer com que o trabalho alcance o sucesso esperado, nesse caso, o líder é que direciona de maneira a gerar bons resultados.

 

 

  1. Escalar a Equipe: As equipes devem sempre ser incentivadas a buscar cada vez mais escalar suas ações, de modo a trazer resultados satisfatórios e de maneira otimizada.

 

 

Um Líder deve estar atento a inúmeros pontos dentro da organização empresarial, que consiste em trabalhar em equipe, em prol a coletividade, pensando no desenvolvimento dela, uma vez que se responsabiliza pela formação de equipes, sendo responsável pela comunicação clara e efetiva, dentre todos.

 

Com o aumento da competitividade no mercado, fez-se necessário buscar um aumento significativo no sentido de liderar, primando pela qualidade, que fez com que fosse necessário alcançar resultados e assim, efetivando a eficácia de sua liderança.

 

Tal Eficácia está ligada ao direcionamento que é dado pelo líder para sua equipe, sendo que não adianta cada um dos componentes terem como foco objetivos diferentes, como na história de Lewis Caroll, em que ao indagar o gato de Cheshire, Alice recebe a resposta que deixa clara, a necessidade do direcionamento para que a organização possa ser escalada e tenha sucesso, através das ações a serem tomadas.

 

Diante disso, percebemos que o papel da liderança, é de fato desenhar o caminho a ser percorrido, otimizando processos, rotinas e gerenciando, para que caso seja necessário, a rota possa ser modificada rapidamente, antes que o caminho percorrido atrase o desenvolvimento.

 

Liderar na atualidade, passou a ser a chave primordial para que houvesse continuidade, em um contexto em que a liderança garantiria o sucesso e o crescimento, tal atividade tornou-se tão vital, a ponto de garantir a continuidade ou a falência dos negócios.

Seja você também o líder que o mundo precisa, seja de uma grande organização ou do seu próprio negócio!

Bora Fazer!