A sua marca pode se diferenciar!

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por André Luis Corrêa

 

Sim, todos os negócios podem criar pontos de diferenciação ou posicionarem a sua marca de forma estratégica no mercado. Abrir uma empresa hoje no Brasil é uma tarefa para os corajosos, o próximo passo é se deparar com ambiente extremamente concorrido e não conseguir fazer o seu negócio crescer.

 

Você sabe quantas empresas existem hoje no país? Atualmente são 20.643.266 milhões segundo o site https://www.empresometro.com.br. Assustou? Esse número já poderá ter aumentado nesse exato momento que você está lendo.

 

A grande reflexão que eu quero compartilhar aqui nesse artigo é:

Como você faz para não ser apenas mais uma empresa nessa multidão?

Qual é a diferença entre o seu negócio e o do seu concorrente?

 

Não importa se você é uma agência de marketing digital, dono de um petshop ou fabricante de sofá. Hoje o mundo está cheio de empresas e produtos parecidos, nós somos impactados o tempo todo por diversas marcas oferecendo milhares de ofertas.

 

Se você tem concorrentes, com certeza precisa saber o que significa a palavra BRANDING. Segundo WIKIPÉDIA: “Branding palavra do inglês, que em português significa gestão de marcas”.

 

A maioria das pessoas pensam que branding é apenas criar um logotipo, mas ele é muito mais do que isso. É uma disciplina que utiliza conceitos de marketing, administração, design, arquitetura, antropologia, psicologia, publicidade e outras ferramentas para comunicar uma porrada de valores que representam uma organização viva: A SUA MARCA. Viu como esse negócio é legal?


O branding nasceu para encontrar diferenciais, agregar valor e gerar desejo.

 

Falar sobre branding de uma forma resumida é: valorizar a sua história, entender a sua real essência, encontrar a sua posição no mercado, criar a sua própria identidade, cultivar relacionamentos de verdade com os seus públicos e no final, ter algum significado para sociedade que a sua marca está inserida. As estratégias de branding devem ser cada vez mais encaradas como um dos passos mais importantes no processo de gestão de uma empresa.


O branding nunca termina, ele está sendo feito a todo momento:

> No momento que você responde uma mensagem no Instagram;

> No momento que a vendedora da sua loja fala “Bom dia”;

> No momento que você defende uma ideia que você acredita.”


Abaixo seguem algumas dicas para o seu negócio buscar e começar a aplicar alguns diferenciais:

 

DICA 1: Conte a sua história, esse é o principal ponto que ninguém poderá te copiar! Organize uma linha do tempo de forma resumida e valorize a sua jornada.

 

DICA 2: Encontre o seu real diferencial. O que faz a sua marca oferecer um serviço ou produto único? Não vale qualidade e atendimento, esses itens são premissas básicas nos dias de hoje.

 

DICA 3: Estude a sua concorrência para conhecer o seu mercado, mas nunca copie. Busque a sua própria personalidade, reflita e descubra os seus reais valores.

 

DICA 4: Invista um período do seu tempo para cuidar da sua marca. Faça novos relacionamentos, dê atenção para os seus clientes, avalie se a sua comunicação está condizente com os seus valores. Tem muita coisa que ainda poderá ser feita, mas você precisa começar.

 

O seu negócio pode ser diferente! Pesquisa e converse abertamente com os seus clientes, pois são eles que podem te passar as melhores respostas. Estude como você pode melhorar a experiência para ele e dessa forma, outras oportunidades surgirão.

 

Anota aí: Tudo pode se tornar uma marca e o seu negócio pode SIM ser diferente! ;)