Blockchain e as Criptomoedas

  • Compartilhe:

O ano de 2017 foi o ano em que muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com os termos blockchain, bitcoin e suas variantes. A explosão dos ICOs e de novas criptomoedas foram os grandes impulsionadores disto. Não só isto, mas o preço do bitcoin explodiu fazendo com que aventureiros assumissem uma postura especulativa, buscando neste momento, uma fonte de resolução de todos os seus problemas financeiros.

Ouvimos histórias de pessoas que venderam seus imóveis e outros bens para investir nas moedas virtuais. Também ouvimos promessas de novas empresas surgindo no mercado apresentando seus modelos de negócios em PowerPoint e captando milhões de dólares em investimento em troca de tokens virtuais.

Na cola de tudo isso, surgem os aproveitadores, oferencendo a possibilidade de deixá-lo milionário investindo em novas mineradoras, ou até, pasmem, vendendo moedas físicas de bitcoin no metrô (isso não existe!!).

Governos passaram a se posicionar formalmente a respeito de destes novos ativos, alguns apoiando, como é o caso do Japão e outros rejeitando, como foi o caso da Bolivia.

Apesar de parecer ser um caminho sem volta, muitas incertezas, riscos e mudanças pairam sobre o mundo econômico e político das criptomoedas.

Pouco ainda se discute para o público em geral sobre os verdadeiros benefícios do blockchain ou, para quem quer usar um tempo ainda mais abrangente, das DLTs (distributed ledger technologies). E talvez continue assim. O assunto é técnico, e como no começo da internet, poucas pessoas discutiam os protocolos http, ftp, smtp. Não faz parte dos problemas do dia a dia.

Mas devem fazer parte das soluções. Milhares de pessoas continuam pesquisando a aplicação do blockchain em modelos de negócios que vão muito além das criptomoedas. Soluções de autenticação de usuários, transferência de ativos, registro de propriedade intelectual, controle logístico e de ativos em cadeias, são só alguns exemplos de seu potencial.

Logo, acessaremos essas soluções, como acessamos uma página na internet. Com toda a mágica tecnológica que está envolvida transparente para os meros mortais, mas com um gigante impacto para a sociedade!