Conheça melhor os seus clientes e melhore seus resultados.

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Os processos empresariais estão mudando constantemente nos últimos anos incentivados pelo ciclo econômico, novos segmentos de mercado e os avanços tecnológicos.

E a capacidade de se adaptar com agilidade, estratégia de gestão e planejamento são alguns fatores importantes para que seu negócio prospere independentemente do tamanho do seu negócio.

Diante desta realidade, aumenta a cada dia a importância de conhecer muito bem seus clientes e como os atenderá para que as suas metas estipuladas venham a ter êxito e de forma assertiva utilizar as métricas adequadas para cada público.

E como fazer para enxergar o seu cliente em meio a um público enorme? Como fazer para ser eficaz em suas estratégias de divulgação?

Essas perguntas você pode responder utilizando o mapa da empatia.

E o que é o Mapa da empatia?

O mapa da empatia é uma ferramenta visual que faz parte da metodologia Canvas, foi desenvolvida para auxiliar a descrever um perfil específico dos seus clientes.

Para que serve?

Com isso você poderá enxergar seu negócio pelos olhos do cliente e assim poderá criar as suas estratégias de marketing e de mídias sociais adequados para o resultado que quer chegar.

Para olhar pelos olhos do cliente você deverá entender como ele percebe o valor gerado por seus produtos ou serviços. Desta forma, possibilita-se uma maneira mais fácil de analisar um consumidor e se colocar no seu lugar.

E como funciona?

Primeiramente, responda as perguntas:

1. "O que ele vê no mercado relacionado ao meu produto ou serviço”,

2. "O que ele escuta das pessoas em torno? O que as pessoas da mídia dizem?”,

3. “O que ele pensa e sente? O que realmente importa para ele”,

4. “Qual é o comportamento do meu cliente quando usa ou outras pessoas utilizam seus produtos ou serviços?”,

5. “Quais são as dores do meu cliente?"

6. "Porque ele usa ou busca esse produto ou serviço?”.

Você respondeu estas perguntas criando hipóteses para encontrar o seu cliente ideal. Agora você pode criar uma pesquisa para confirmar estas informações. Mande para alguns clientes ou amigos e observe se as respostas.

E agora precisará diagnosticar quais são os problemas que seu cliente enfrenta, quais são os seus sonhos e realizações. Assim você vai poder começar a entregar o que ele quer, resolver os problemas que ele tem, e se comunicar da maneira que ele gosta.

Heide Vieira

MBA em Gestão estratégica, Coaching, Especialista em desenvolvimento de negócios, fundadora da Evolvers Consultoria e apaixonada por compartilhar conhecimentos.

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