Endomarketing de impacto

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Como gerar mais resultados no seu negócio

Se você é empresário ou empreendedor, com certeza já ouviu falar das vantagens de se ter uma boa estratégia de Endomarketing e também, já deve ter se perguntado: Porque minha empresa deveria investir nestas ações? Com o objetivo de alcançar mais resultados, esse conjunto de ferramentas surgiu a partir do marketing tradicional, mas ao invés de direcionar os esforços de comunicação aos clientes eles são direcionados aos colaboradores, à quem também podemos chamar de “clientes internos”.

Para as empresas, o Endomarketing é um braço do RH, uma estratégia importante, já que ele pode projetar e influenciar diretamente no cliente externo. Sugestões de mudanças em produtos, por exemplo, podem vir através dos próprios colaboradores, uma vez que eles estão em contato direto com o cliente final e conseguem coletar suas percepções. Além disso, um colaborador, independente de sua área, pode se tornar o melhor vendedor do seu produto, afinal, nós só vendemos o que acreditamos!

E como fazer com que o seu colaborador acredite em sua missão e seja mais produtivo?

- Missão, Visão e valores

Mais do que criar esses conceitos é necessário disseminá-los na cultura da empresa. Muitas empresas optam pelo “Manifesto”, já que o intuito não é decorar e sim absorver, de fato, a essência do negócio.

- Conscientize sobre o papel de cada um

Faça com o que o funcionário tenha conhecimento da sua importância e o seu papel na empresa, assim ele se sentirá parte de algo maior. No backstage dos famosos Parques da Disney podemos encontrar grandes inspirações para uma boa cultura interna. As pessoas que trabalham nos parques, por exemplo, não são considerados funcionários, eles são os chamados “roles”, que representam um papel importante para que toda a magia aconteça.

- Uma pesquisa realizada em 2016 por uma empresa de Softwares revelou que apenas 39% do expediente de trabalho é produtivo. O motivo para isso ocorrer pode ser a falta de desafios em suas funções, insatisfação com suas carreiras. Por isso, é importante prever um plano de carreira para cada profissional e trabalhar para que eles sintam-se parte importante do propósito da empresa.

A comunicação para o público interno também é um pouco diferente da que vemos como clientes. Ela deve ser sempre clara, uma vez que abrange um público diverso, desde um atendente, vendedor até um diretor, parceiro, etc. Assim como em toda comunicação, a dificuldade está na complexidade que é falar com as pessoas, todas tem suas opiniões diferentes e individuais. A clareza, neste caso, será fundamental em todos os canais de comunicação, que podem ser: intranet, e-mail marketing, mural no escritório, rádio corporativa, eventos, dentre outros.

Como especialista na área há 17 anos, posso dizer que o evento é uma das formas mais sensoriais e marcantes para se trabalhar a comunicação interna. Aqui, os pontos de contato com o seu público interno, se transformam em grandes experiências, fazendo com que o orgulho em pertencer à um negócio só aumente.

E Como implantar?

- Descubra o perfil dos seus colaboradores

Use testes de perfil comportamental para identificar oportunidades de abordagens mais assertivas.

- Estabeleça um objetivo específico e em comum à todos.

Qual será o objetivo inicial para o seu plano: Mais engajamento? Mais sinergia entre as equipes?

- Trace uma estratégia!

Comece pensando em quais ações você vai implantar. Liste quais meios irá utilizar, que campanhas irá criar, etc.

- Acompanhe os resultados de cada ação.

Aposte em indicadores de desempenho, afinal a satisfação do seu cliente interno também é importante, escute-os.

- Reconheça os melhores, premie, valorize-os.

Assim você só irá estimular para que eles desempenhem cada vez melhor o seu papel

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