Fernão Loureiro

  • Compartilhe:

Empreendedor visionário da área do turismo, Fernão foi eleito em 2017 um dos 75 profissionais de turismo mais influentes do Brasil pelo Panrotas, premiado em Boston (EUA) pela Global Business Travel Association (GBTA) com o The Business Travel Service Awards e pelo Instituto Prêmio Caio como Personalidade do ano (2017) na categoria clientes. Com um currículo invejável, Fernão contou para a Empreenda Revista o que o diferencia de outros profissionais do mercado.

Fernão Loureiro sonhava ser diplomata, com a dificuldade para entrar nesse segmento, optou por fazer uma faculdade que proporcionasse a ele viajar pelo mundo e que o deixasse mais próximo do seu sonho - optou por um curso Turismo em uma faculdade pública, onde ingressou em 3º lugar no vestibular.

Com a certeza de que a área de turismo de lazer não era sua prioridade, Fernão trabalhou para atuar na área de turismo de negócios. Trabalhou neste segmento em uma agência dentro e fora do país, o que lhe rendeu uma boa bagagem - atuou com várias contas, inclusive a Embaixada dos Estados Unidos, que o convidou para fazer parte da organização. Foi uma virada de carreira que Fernão não esperava, tornando-o gestor de contratos por parte de compradores. Fernão foi o primeiro gestor de viagens da Embaixada Americana no Brasil, criando um sistema interno de gestão em todos os escritórios no Brasil.

Após 1 ano e 2 meses, Fernão foi convidado a ser gestor da América Latina para fazer compras de viagens e eventos de uma Joint-Venture da Ambev e Souza Cruz, a Agrega Intelligence Procurement.

Por trabalhar com duas gigantes empresariais, o networking e expertise de Fernão cresceram muito, proporcionando a ele uma experiência riquíssima.

Como empreendedor nato, Fernão tem uma inquietude - ele encara os cargos nas empresas em que trabalha como projetos, e sempre procura deixar tudo organizado para seus sucessores para que o mesmo possa buscar novos desafios

Hoje atua na Philips América Latina como Strategic Travel & Events Manager , através de uma consultoria, é responsável pela operação de Viagens Corporativas em nove países, trabalha com uma série de ferramentas globais. O que guia o trabalho de Fernão como Gestor é fazer com que o trabalho dos usuários da empresa fique mais fácil e eles sejam mais produtivos uma vez que sua área funcione bem e gerando economias para a empresa.

Em paralelo, atua em diversos projetos no mercado – é palestrante em diversos eventos, criou em sociedade um Workshop itinerante de qualificação de profissionais que já passou por 7 cidades, é blogueiro, escreve para uma revista na Espanha, professor-visitante do SENAC, ex-Presidente de uma associação internacional de gestão de viagens e Fundador da Loureiro Consultores, tornando-o uma referência no mercado brasileiro.

Loureiro vê oportunidade de negócios em todo o sistema de turismo (Lazer, Eventos e Negócios), e com base nisso criou uma Conferência Nacional de Gestores de Viagens que não existia no Brasil através da HSMAI (Hospitality Sales & Marketing Association International) - este segmento movimenta mais de 35 bilhões de reais por ano.

Como dica, Fernão recomenda a quem quer investir na carreira de Turismo que enxergue a área como um negócio e não apenas uma atividade social; a ser proativo, comprometido, rápido e que construa uma reputação baseada em credibilidade e honestidade.