Gestão 360º

  • Compartilhe:

Uma boa ideia não é o suficiente para o seu negócio funcionar e gerar lucros.

As histórias dos empreendedores de sucesso nos cercam o tempo todo, uma ideia inovadora que resulta no crescimento acelerado do negócio; E quando você menos percebe, precisa aumentar a sua equipe e, consequentemente, aprender a lidar com todos os tipos de culturas e pessoas.

É neste momento que percebemos a importância de uma gestão efetiva, ela será um fator chave para alavancar resultados, produtividade e engajamento do seu time.

Estamos acostumados a ovacionar os grandes líderes, que são capazes de motivar grandes equipes apenas com algumas palavras. A grande questão é, o quanto este líder influencia nas decisões dos seu time em sua ausência? Até mesmo em situações difíceis, a sua equipe continua firme acreditando no propósito que você disseminou?

Como empreendedora e empresária há mais de 16 anos, posso dizer que um bom gestor precisa fazer com que a sua equipe acredite no seu propósito todos os dias. Para isso, pense no modelo de Gestão 360º que envolva um posicionamento claro da cultura interna de sua empresa e que esteja totalmente focado nos três pilares essenciais para o seu modelo de negócios: Pessoas, Processos e Resultados.

Quando falamos em pessoas, precisamos deixar de lado o modo arcaico de lidar com os colaboradores da sua empresa. As pessoas não devem mais ser tratadas como máquinas de trabalhar, que simplesmente cumprem suas funções e ao final do dia, vão para casa. Cada integrante da sua equipe tem suas diferenças, culturas e opiniões, e isso, deve ser valorizado e respeitado.

Dentre outras características, o bom gestor:

Cuida para que o ambiente de trabalho seja harmônico e saudável;
Considera importante as ações internas de clima organizacional, comemora bons resultados e reconhece os colaboradores que se destacam em suas tarefas.

Trabalha para que os colaboradores tenham ciência da cultura interna da empresa;
Acredita que a marca se desenvolve de dentro para fora, sendo assim, comunica continuamente seu posicionamento, suas metas, missão, visão e valores aos colaboradores.

Incentiva e investe no aprendizado e desenvolvimento de competências;
Dissemina o conhecimento, mesmo que de forma simples, através da divulgação de cursos, parceiras com faculdades, pois acredita que o crescimento do seu colaborador também representa a melhor qualidade do seu trabalho na empresa.

Promove a diversidade, cultura e ao debate de temas atuais entre os colaboradores;
Entende que temas como estes fazem parte da transformação da sociedade e que o debate pode gerar novos insights e comportamentos dos profissionais.

Se você acredita que uma boa gestão é capaz de alavancar o seu negócio, aceite o desafio da mudança, pratique a Gestão 360º.

Tem mais dicas e conteúdo relevante no site tatyaneluncah.com.

Tatyane Luncah é Fundadora e CEO da agência Grupo Projeto. Especialista em eventos corporativos há 17 anos, é responsável pelas iniciativas e soluções do Live Marketing ao Digital.

Além de empreendedora, participa do programa de mentoria “Winning Women Brasil” da EY e é membro do Comitê Vozes do Empreendedorismo no grupo Mulheres do Brasil. Comanda o Canal Dicas Inspiradoras no Youtube. Suas últimas obras foram os livros “Dicas Inspiradoras” e “Empreendedoras de Alta Performance”.