MAUÁ GANHA SUA PRIMEIRA BOUTIQUE DE CARNE

  • Compartilhe:

Os açougues no mundo evoluíram ao longo dos últimos anos e o crescimento da gastronomia fez com que aumentasse também a exigência do consumidor e a busca por carnes especiais, além de uma melhora na qualidade da produção pecuária, são fatores culminaram na ascensão das boutiques de carnes.

O trabalho focado nas carnes embaladas à vácuo trouxe, além da higiene e conservação, a possibilidade do consumidor estar mais próximo do produto, podendo, literalmente, pegar a carne na mão e sentir sua textura. As boutiques trouxeram carnes diferenciadas em um espaço reduzido. Seguindo esta tendência, temos o conceito de “açougue gourmet”. Unindo a butique de carnes, junto de uma sala de manipulação com alto padrão de higienização e a presença de um Consultor de Carnes.

É com esta estrutura inovadora que o conceito de açougue gourmet está se fortalecendo no mercado. Em Mauá foi inaugurada o Consulado do Churrasco, sendo o pioneiro desse segmento na região. Com amplo espaço e muito bem localizado o CONSULADO DO CHURRASCO coloca à disposição de seus clientes cortes nobres com uma gama de marcas e nacionalidades.

Os empresários Gabriel Sasaki, Antônio Paulo e Diogo Medeiros são os responsáveis por trazer essa inovação para a cidade. Enxergaram na cidade um potencial de mercado pouco explorado e decidiram investir em algo de maior valor agregado atendendo assim um nicho de clientes que precisava se deslocar até outro município quando queria comprar um corte de carne nobre.

Mas, afinal, o que são carnes nobres? Pecuária de corte, voltada à alta gastronomia.

Criação, marmoreio e sabor inigualável. Entenda o processo de criação do boi da raça Wagyu produtora de um dos cortes de carnes mais exóticos e saborosos do mundo.

Criação

Quando o assunto é a criação do Wagyu, cada país busca sua forma de garantir a qualidade do produto. No Brasil, os machos que serão abatidos não pastam. Eles são levados para áreas cercadas e ficam confinados durante o tempo de vida (de 30 a 36 meses), se alimentando apenas de trigo, milho, soja e cevada. Outro detalhe é que para produzir bons cortes, esse boi precisa ganhar, em média, 1 kg por dia. O objetivo é que o animal mantenha o peso ideal de cerca de 800 kg.

Já no Japão, a criação do boi é um pouco mais “luxuosa”. Em busca da melhor qualidade, os produtores japoneses investem alto: equipam os locais de abrigo dos bois com pisos aquecidos e chegam a dar para os animais massagem, cerveja e até música clássica. É assim que eles acreditam que garantem a qualidade desse corte de carne.

Marmoreio

A diferença está no marmoreio, aquelas veias de gordura entremeada na carne que derretem com o calor, atiçam as papilas gustativas e fazem a boca salivar. O Wagyu tem um marmoreio muito maior que outras raças, por predisposição genética, que é calculado por duas escalas – uma japonesa (mais rigorosa) e uma americana-australiana – que vão de 1 (pouca gordura) a 12 (muita gordura). No Brasil, a maioria dos produtores cria carnes com nível entre 4 e 6, podendo chegar a 8, segundo a tabela nipônica. “É um excelente marmoreio, perfeito para o paladar brasileiro que gosta de steak alto.

O Consulado do Churrasco além de oferecer carnes nobres embaladas a vácuo na geladeira, também oferece a opção para o cliente que deseja comprar sua carne no balcão. Outra opção oferecida pela boutqiue de carne é a Rotisserie que veio para complementar a loja.

A Rotisserie oferece massas de diversos tipos, arroz a grega, maionese, salpicão, escondidinho, além de todos os tipos de carnes assadas sob encomenda. Tudo é preparado pelo chef de cozinha no próprio local. Uma ótima opção para quem deseja um almoço especial com o que tem de melhor na alta gastronomia, e não tem tempo para preparar, na Rotisserie é possível comprar tudo o que você precisa para ter uma excelente refeição.

O Consulado da Carne fica na Avenida Dom José Gaspar, 1579 – Bairro Matriz, Mauá – Telefone: 4309-5174, horário de funcionamento de segunda a sexta das 07h às 20h | sábado das 06h às 20h | domingo das 06h às 14h