Olhar nos olhos

  • Compartilhe:

Comunicar sem dizer uma palavra

Olá leitor da Empreenda Revista, é um prazer poder compartilhar conhecimento com quem empreende e faz o Brasil crescer.

A partir dessa edição, irei trazer dicas de como se comunicar melhor, e como controlar o medo de falar em público. Sim, controlar, pois o medo faz parte da nossa natureza e sempre fará, e a proposta é canalizar esse medo e transformá-lo em motivação.

Sempre digo que o medo de falar em público é um efeito, e não uma causa, e para resolver de vez qualquer problema, não adianta atacar seu sintoma, mas sim o que o provoca.

Conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais, a baixa autoestima, o medo de errar, o medo de não saber para onde olhar ou medo de dar branco durante uma oratória, atinge 59% da população, superando até mesmo o medo de altura e da morte.

Então, para começarmos bem, darei algumas dicas sobre um medo que costuma afligir muitas pessoas: Para onde olhar durante uma apresentação?

Existem abordagens que orientam o orador a fixar o olhar em um ponto qualquer do auditório, ou no fundo da sala. Isso pode até gerar conforto para quem está com medo de se apresentar, mas para quem assiste não! Olhar para pontos perdidos na plateia não demonstra naturalidade, conexão, envolvimento. Quantas vezes em uma conversa a dois, nos deparamos com alguém com o olhar perdido e ficamos incomodados? Olhar nos olhos e falar com segurança, dá credibilidade e traz reflexão ao ouvinte.

Então a primeira dica é: Busque pessoas simpáticas ao seu assunto entre os espectadores, sempre tem alguém sorrindo, concordando ou prestando atenção na sua mensagem. Busque três pessoas com esse perfil espalhadas pela plateia e direcione o olhar à elas. Isso vai te gerar confiança para se soltar e falar com mais propriedade, e é nesse momento que a mágica acontece: Mais pessoas ficam simpáticas ao seu conteúdo. Aquelas três viram cinco, viram vinte, viram cem, viram mil! E assim, você tem pleno domínio da sua audiência, levando seu conhecimento a todos que dispuseram de tempo e atenção para te ouvir. Acredite, olhar nos olhos de alguém faz toda a diferença quando queremos ser convincentes!

Portanto, comunique-se com seu olhar, e terá uma arma poderosa para uma apresentação de sucesso. Encerro com uma frase do escritor americano Nicholas Sparks: “Os olhos sempre dizem a verdade”. Excelentes negócios para todos nós!

William Borghetti
Coach de Comunicação Eficaz