Você sabe o que é um Plano de Negócios?

  • Compartilhe:

Todos os planos têm um propósito comum: a previsão, a programação e a coordenação de uma sequência lógica de eventos, os quais, se bem-sucedidos, deverão conduzir ao alcance do objetivo que se pretende.

O Plano de negócios – business plan – é uma ferramenta gerencial, com ele é possível olhar para o presente e futuro de uma maneira cuidadosa, tal plano permitirá aos gestores ter uma maior compreensão sobre seus recursos financeiros, humanos e tecnológicos que serão necessários à execução e ao sucesso dos propósitos traçados.

Para montar este documento tão importante, você precisará descrever as características de mercado e exercitar sua criatividade tendo idéias estratégicas para o seu empreendimento.

O Plano de Negócios deve envolver todos os aspectos importantes do novo empreendimento. Ele representa um levantamento exaustivo de todos os elementos que compõe o negócio, internos – o que deve ser produzido, como, onde e quanto – ou externos – para quem produzir, qual é o mercado, características dos clientes ou consumidores, quais são os concorrentes, etc.

Somente com a análise de ambiente interno e externo será possível desenvolver um plano de negócios compatível com o cenário no qual a empresa está inserida, determinando objetivos e metas que podem ser alcançados.

Para te auxiliar nessa jornada, estamos disponibilizando a vocês leitores da Empreenda Revista um Ebook com 5 dicas do que não pode faltar no seu plano de negócios.

Acesse nosso site www.empreendarevista.com.br/ebook e faça o download gratuito.