Os 5 principais desafios na jornada de quem quer emprender

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Não é apenas você quem se sente inseguro ou inquieto sobre uma série de coisas ligadas ao desafio de empreender! Uma das características mais fortes no empreendedor de sucesso é justamente lidar com as incertezas, ter iniciativa e ser perseverante!

Com a forte crise econômica com impactos diretos em todos os setores (2014 a 2016 com diminuição drástica nos empregos no Brasil) vimos surgir várias iniciativas de negócios próprios, pela necessidade de manter as contas pagas e a vida em ordem, mas quando começamos a colocar os planos em prática "esbarramos" em dificuldades que complicam o crescimento sustentável dos mesmos.

Veja aqui, quais são os 5 maiores desafios de quem vive esta jornada!

1.Pessoas: o maior ativo dos negócios

Normalmente o "start" empreendedor acontece "solo”! Você tem uma ideia, pensa nela, tenta validar com elementos ligados a sua esfera de conhecimento.

É preciso tomar cuidado para não se fechar em uma "bolha" e observar o mundo apenas sob sua própria ótica! Não somos excelentes em todos os pontos da esfera do negócio e é importante reconhecer isso para saber buscar um sócio, parceria estratégica ou gestor que resolva essa tarefa com as "skills" necessários para o sucesso.

Tudo isso interfere diretamente no clima e nas relações com o mercado.

2. Financeiro: o medo da "montanha-russa"

Pensar em $$$$ por si só já costuma gerar medo, insegurança não é mesmo?

Junte as notícias sobre a "crise", as contas pessoais que precisam ser pagas e quando empreendemos temos ainda mais fatores para pensar: os custos para a criação do negócio levando em consideração a aquisição de recursos físicos e colaboradores, contas fixas relacionadas a infraestrura local (uma sala própria, um coworking locado) e até mesmo em caso de times remotos, gastos com energia elétrica, internet... tudo deve ser contabilizado.

3. Burocracias: investimentos, jurídicos e regulações

É fácil abrir negócios no Brasil? NÃO!

São impostos e mais impostos, sem falar no tempo que se leva para abrir uma empresa no Brasil (em média 80 dias, segundo dados da Endeavor)

E para captar recursos, investimento como obtenção de linhas de crédito? Um excesso de exigências, que dificultam a obtenção de verba, principalmente para quem está no início dos negócios.

Para não perder muito tempo ou se sentir desanimado nesse processo, existem alternativas: uma delas, é procurar linhas de créditos especiais para #empreendedores, disponíveis em alguns bancos (e se você não compreende muito bem como funciona, é indicado buscar a ajuda de um contador que pode indicar as melhores taxas)

4. Inovação: onde ela está?

Quando lembramos destes pontos sensíveis de "percepção de valor" do cliente, estamos mais perto de inovar que imaginamos! Ou seja: a inovação NÃO ESTÁ na plataforma em si, está na tecnologia que permite a plataforma existir, e claro, em resolver pontos sensíveis de uma maneira prática e eficaz alinhada ao que resolve a DOR do cliente/usuário.

No entanto, para resolvê-la é preciso vivê-la, ou seja, só acha uma solução real e verdadeira para alguma "dor" quem a viveu na própria pele.

5. Marketing e Vendas

O melhor time de marketing que alguém pode criar hoje são seus próprios usuários, os tão conhecidos influenciadores. Descobrir e criar seus "early adopters", aqueles que adoram sair na frente quando o tema é inovação.

E não se engane! Ao enfrentar uma "crise" riscando o investimento em Marketing: em cenário de incerteza quanto menos visto e notado você é, menos lembrado você será!

Como diz a Tatti Maeda (Consultora de Marketing Digital, com foco em Posicionamento Estratégico) "O tripé da presença digital está no posicionamento, na presença e relacionamento com seus fãs, clientes e usuários"

A venda está diretamente relacionada com quando, como, quanto e de que forma você está sendo lembrado, desejado e pronto para prestar seu serviço, vender seu produto ou experiência para o cliente!

Abraços, Fernando Seabra