Qual é o treino certo para evoluir no mercado financeiro? - Empreenda revista Laravel

Qual é o treino certo para evoluir no mercado financeiro?

  • Compartilhe:

Qual é o treino certo para evoluir no mercado financeiro?

 

 

Mais do que apenas treinar, para conseguir evoluir no mercado financeiro é preciso adaptar-se a um treino certo, aquele que te tira da cama todas as manhãs e te coloca em jogo para vencer.

 

Treinar significa praticar. Se fosse no futebol ou outro esporte, seriam 8h diárias de preparação naquela atividade. Eu mesma para correr, me preparo. Nunca teria corrido uma maratona, sem os primeiros quilômetros diários.

 

Não é como jogar uma pelada com os amigos uma vez por semana, uma horinha qualquer.

 

O mercado financeiro exige pessoas preparadas. Exige traders preparados. Os destreinados não evoluem de fato. Acabam por cansar antes da largada. Não tem fôlego para aguentar a volatilidade do mercado. Não tem peito para seguir uma estratégia até o final.

 

Sem treino, o operador do mercado, está sempre em um beco sem saída. Por vezes acreditando que pode até funcionar, mas sem nunca alcançar nada palpável ou rentável.

 

Treino certo tem objetivo certo

 

O trader que acredita que cumpriu seu papel só porque ficou quatro horas operando diante da tela, mesmo sem realizar operações de sucesso, não treinou. Se tivesse realmente treinado ficaria menos tempo, com dinheiro no final, ainda que pouco.

 

Em treino não existe desculpa nem mentira. Treinar por treinar não evolui o trader. É preciso ter treino certo com objetivo, não para cumprir carga horária. Porque, afinal a carga horária do trader é ele mesmo quem estabelece.

 

Penso que é preciso uma metodologia para que o treino certo se realize e encaminhe o trader para uma conquista satisfatória.

 

Trader não pense em abandonar o treino

 

Acredito que para evoluir tanto no mercado financeiro como na vida, não existe milagre: tem que se dedicar. Começar a academia e parar de frequentar, iniciar um curso e largar no meio. São exemplos de iniciativas sem planejamento ou disciplina.

 

Treino é pura disciplina. O trader, mesmo nos piores dias, quando se sente cansado ou com problemas externos, se tem disciplina, cumpre sua tarefa, dedica-se as horas esperadas ao simulador ou à leitura de mercado. Não se deixa intimidar pelo vai e vem da vida, nem do mercado.

 

Uma metodologia com começo, meio e fim é necessária para que o trader possa observar seus próprios avanços.

 

Há muitas formas de garantir alta performance e ganhos acima da média, desde que o trader tenha foco e vontade de aprender sempre.

 

Mercado financeiro não é sorte e sei bem disso. Por isso, bato na tecla da consistência do trader. Do ganhar um pouquinho por dia, mas todos os dias. De tomar conhecimento das ferramentas como um todo, sendo capaz de usá-las de olhos fechados. Do estar por dentro das últimas notícias e ao mesmo tempo entender os porquês da curva do mercado.

 

Métodos de treinamento

 

Melhorar a performance a cada dia. Esse deve ser ao meu ver, o objetivo do futuro trader, porque afinal, todo desenvolvimento é um processo. Por isso, os estudos e cursos voltados para essa realidade, devem ser portas e janelas abertas para o mercado financeiro que preparem o interessado para absorver todos os âmbitos do daytrade.

 

Para entender o movimento do mercado o trader precisa treinar para destacar pontos de suporte ou resistência. O que significa? Nesses pontos específicos é onde o mercado trava. O preço vai se movimentando até que em determinado momento breca. Reconhecer esse movimento é uma estratégia fundamental para o sucesso do trade.

 

Um segundo ponto importantíssimo para o desenvolvimento do trader é a velocidade do mercado. A velocidade é a base da movimentação do preço, mostra em que ponto todos os traders estão consumindo a liquides que o mercado está oferecendo. Esse olhar sobre a velocidade é fundamental em qualquer estratégia, pois assim é possível não perder o timing para vender ou comprar.

 

Esses dois argumentos, suporte ou resistencia e velocidade de mercado, são um prato cheio para o treinamento do trader e devem ter foco exclusivo. Os padrões desses dois argumentos servirão de base para todas as estratégias de mercado.

 

 

 

Aprenda a ganhar mais e melhor

 

 Sempre bato em uma tecla fundamental: aprender a ganhar. Pode ser um ponto por dia no dólar. Ou alguns centavos no mercado de ações. Mas o que parece pouco no início, está formando um mindset de quem sabe ganhar. E ganhar pouco antes de querer ganhar muito é uma disciplina fundamental.

 

Jamais acredite se alguém alguma vez aconselhar o click aleatório como estratégia. Isso não existe.
É preciso focar em uma estratégia e treiná-la por semanas. É necessário praticar, saber até onde pode chegar, desafiando a si mesmo.

 

Acho muito importante lembrar que o treino certo é aquele que complementa todos os quesitos, ou seja, não são somente as horas que o trader está no simulador e sim todo o tempo que passou observando o mercado, lendo, anotando, criando um histórico de operações.

 

O treino certo existe e depende apenas da vontade e dedicação do trader ao mercado. Pode apostar.