Reduza o stress sendo mais Positivo!

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O seu copo está meio vazio ou meio cheio? A maneira como você responde a esse clichê do “pensamento positivo” pode refletir a sua visão sobre a vida, sua atitude em relação a si mesmo, ao outro e ao mundo, se é otimista ou pessimista, podendo ainda afetar até sua saúde física e mental. O pensamento positivo que normalmente vem com o otimismo é uma parte fundamental da gestão do stress. Se você tende a ser pessimista, não se desespere, ter uma visão mais otimista, também pode ser aprendido. Para ter pensamento positivo, não significa que tenha de manter sua cabeça na areia e ignorar situações menos agradáveis da vida. Ter pensamento positivo significa apenas que você se aproxima do desagradável de uma forma mais positiva e produtiva, sendo assim, acredita que o melhor está para acontecer, e não o pior.

O pensamento positivo muitas vezes começa com os pensamentos automáticos que é um fluxo interminável de pensamentos não expressos que passam pela sua cabeça todos os dias, alguns vêm da lógica e da razão, outros podem surgir de equívocos que são criados por falta de informação. Indivíduo que tem pensamentos em sua maioria mais negativos, tende a ter uma perspectiva de vida mais pessimista, indivíduo que produz mais pensamentos positivos, tende a ser mais otimista. Pesquisadores do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia nos EUA descobriram que o stress enfraquece o sistema imunológico e tem efeitos graves sobre o cérebro e sobre o corpo, dentre eles os problemas cardiovasculares, e algumas doenças mentais como, por exemplo, a depressão. O estresse também destrói células cerebrais, de maneira especial do hipocampo responsável pela aprendizagem e memória. Verificaram ainda, que pessoas que tendem a pensar mais positivamente, são cerca de 50% mais saudáveis, tem uma expectativa de vida maior, possuem menores taxas de depressão, níveis mais baixos de angústia, maior resistência a problemas gastrointestinais, bem-estar físico e psicológico mais intenso e maiores habilidades de enfrentamento durante dificuldades e momentos de stress.

Você pode aprender a transformar pensamento negativo em pensamento positivo. O processo é simples, mas leva tempo e prática, é necessário criar um novo hábito. Aqui estão algumas dicas simples para pensar e se comportar de uma maneira mais positiva e otimista:

Identificar áreas para a mudança. Se você quer se tornar mais otimista e se envolver em mais pensamento positivo, primeiro, identifique as áreas de sua vida que você costuma pensar negativamente sobre, se é trabalho, o seu trajeto diário ou um relacionamento, por exemplo. Comece devagar, concentrando-se em só uma área para encarar de uma forma mais positiva.

Ressignifique seus pensamentos. Durante o decorrer do dia, pare e avalie o que você está pensando. Se achar que seus pensamentos são principalmente negativos, tente encontrar uma maneira de dar uma interpretação positiva para eles.

Esteja aberto ao humor. Permita-se sorrir ou rir, especialmente durante tempos difíceis. Procure humor em acontecimentos simples do dia a dia.

Tenha um estilo de vida saudável. Exercício físico ao menos três vezes por semana, afeta positivamente o humor e reduz o estresse. Busque sempre ter uma alimentação saudável, evite alimentos industrializados com gorduras hidrogenadas, refrigerantes, alimentos processados e excesso de açúcar.

Se você tende a ter uma perspectiva negativa, não espere para se tornar um otimista da noite para o dia. Contudo, com a prática diária, seus pensamentos automáticos conterão menos negatividade, além de se tornarem menos críticos. Além disso, quando você compartilha seu humor positivo, tende a ter relacionamentos muito mais empolgantes e positivos, onde você e as pessoas que estão ao seu derredor, desfrutam de uma experiência emocional cada vez mais positiva, tendo assim, mais facilidade em lidar com o stress diário de uma forma mais construtiva e saudável.