Aprenda a gerar resultados com insights diários

  • Compartilhe:

Neurocientistas estimam que o ser humano tem cerca de 60 mil pensamentos por dia. Se isso não bastasse, somos bombardeados com uma quantidade enorme de informações externas. Um estudo da University of Southern California revela que a quantidade de informação que recebemos todos os dias equivale ao conteúdo de 174 jornais, cinco vezes mais do que em 1986. Mas como aproveitar tudo isso? Como gerar resultados com todas essas informações assimiladas pelo cérebro?

Não existe uma fórmula mágica para gerar insights, mas a maneira mais simples para se ter uma boa ideia é não ter medo de sonhar grande. Sim, você pode gerar muitos insights diariamente - mas seja ousado para aplicá-las!

Das informações que recebemos e das ideias que imaginamos, simplesmente descartamos a maioria delas, sem fazer nenhum esforço para gravá-las. Segundo Paul Graham, cofundador da Y Combinator, as melhores ideias normalmente são aquelas chamadas de ideias orgânicas, ou seja, insights que brotam do cotidiano, das experiências simples. Já pensou que você pode ter excluído uma grande ideia que poderia revolucionar a vida de muitas pessoas?

Para começar a organizar seus pensamentos, descreverei três dicas simples:

1º: Organize ao menos sete insights todos os dias

A melhor maneira de gerar ótimas ideias é gerar muitas ideias, sabendo descartar as inadequadas. Escolha um tópico por dia, faça uma lista e mantenha essas anotações arquivadas. Você ficará impressionado com os resultados! Somos criativos, mas infelizmente ignoramos nossa intuição. Criando essa rotina, você fortalecerá seus neurônios geradores de insights.

2º Leia mais

A leitura é vital para a geração de ideias. Se desenvolver o hábito da leitura, você se tornará um líder na produção de novas ideias. Ao ler um novo livro, faça anotações, destaque passagens relevantes, adicione suas próprias notas e conclua a leitura com uma resenha. Quanto mais conteúdo para insights você tiver, mais você poderá combinar com o seu arquivo de insights (dica 1), e, assim, gerar ideias inovadoras.

3º Quebre seus padrões

Todo ser humano estabelece padrões de comportamento e pensamento, ao longo da vida. Fique atento a esses padrões, e quando perceber os que são limitantes, mude-os! Sim, você pode! Pense em uma pessoa que quer empreender mas que apresenta um padrão de escassez, dizendo o tempo todo que não tem capital para iniciar seu negócio. Um bom começo seia fazer uma lista com dez maneiras de encontrar fundos de investimento.

Escrever e organizar as ideias, mais cedo ou mais tarde, proporciona excelentes resultados. Experimente estas três maneiras simples de gerar insights com grandes resultados. Além de praticar diariamente, você pode encontrar soluções para problemas corriqueiros. Alavanque seus insights, comece a gerar ideias poderosas e siga em frente. Seja, no mínimo, muito feliz.

Forte abraço!