Vem aí a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santo André

  • Compartilhe:

Quando o assunto é inovação e empreendedorismo, Santo André ganhou destaque desde o início de 2017. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, trouxe vasto investimento na mudança do “mindset” da população. “Acreditamos que para se ter uma cidade inovadora é essencial que ela seja um habitat de pessoas inovadoras”, comenta o Secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Ajan Marques. “Dessa forma, temos realizado diversas atividades de fomento à educação e cultura da inovação e empreendedorismo, como palestras, workshops, entre outros”, complementa. Em 2017, foram realizadas 52 atividades na área, com a participação de mais de 4.600 pessoas.

Dentre as ações realizadas há destaque para a criação do Comitê Permanente de Integração da Rede de Inovação de Santo André, com intuito de fortalecer e fomentar a integração da rede de agentes que compõe o ecossistema de inovação e P&D do município, consolidando o desenvolvimento de soluções conjuntas que promovam a competitividade das empresas andreenses. No fim de agosto foi realizado o Startup Weekend Santo André, um grande sucesso. O programa trouxe uma imersão de 54 horas no modelo de trabalho de uma startup, ensinando na prática como construir um negócio inovador. O projeto é da aceleradora Techstars, contando ainda com o apoio do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS) e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, além do envolvimento de todo o ABC Valley, ecossistema da região.

Outro ponto importante ocorreu no 2º Meeting Empresarial, realizado no último dia 08 de agosto, quando o prefeito Paulo Serra anunciou que o mega projeto Parque Tecnológico de Santo André está previsto para sair do papel em 2020. “Para realizar a obra em si já temos tudo de acordo. Queremos a ajuda de todos empresários para rechear este parque e trazer avanço para Santo André”, enfatizou o prefeito. Outro projeto citado foi a elaboração da lei de estímulos tributários, que deve ir à Câmara Municipal nos próximos meses, e que buscará facilitar a chegada de novas empresas à cidade, além de ajudar quem já investe atualmente no município.

O que vai acontecer na semana

Com o objetivo de integrar o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Santo André e aproximar a população desta temática, estimulando para que esses conceitos sejam colocados em prática, a Prefeitura de Santo André promove entre os dias 15 e 21 de outubro a Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Haverá nesta semana uma programação ampla de palestras, workshops e exposições realizadas nas instituições de ensino superior e técnicas da cidade, abrindo as portas da academia ao público geral. Além disso, estão sendo preparadas outras atividades durante o ano em locais de grande circulação na cidade. “Queremos levar a inovação para perto da população”, esclarece Felipe Carvalho, Diretor de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo da Prefeitura de Santo André. “Temos colocado a inovação como alavanca para o desenvolvimento econômico e social de Santo André.”

Outra novidade da semana será o lançamento do projeto “Turismo Industrial e de Inovação”, que contempla visitas à empresas, instituições educacionais e entidades que tenham ações inovadoras para apresentar à população. “Será uma grande oportunidade para que nossa cidade entenda quem são esses agentes inovadores. Em um segundo momento, queremos atrair visitantes de fora para que possam saber o que temos de inovador em nossa cidade”, destaca Felipe. Acompanhe nossa revista, em breve traremos novidades sobre as atividades e programação.