Os perfis nas mídias sociais podem ser mais do que canais de marketing, conectando o público diretamente aos produtos e serviços oferecidos por meio do “social commerce”. Treinador de vendas explica alguns pontos para aproveitar o máximo desses recursos principalmente em negócios locais
Se você tem um pequeno ou médio negócio e usa as redes sociais somente como ferramentas de marketing, saiba que elas também podem funcionar como ferramentas diretas de vendas. A estratégia chamada “social commerce” conecta a interação nas redes direto à plataforma de vendas on-line, de modo que, além de facilitar o processo, ajuda a atrair novos clientes. Só em 2023, pequenas e médias empresas tiveram mais de 1,5 milhão de pedidos em e-commerce feitos por esse caminho, segundo dados da plataforma de criação de lojas online Nuvemshop. O número representa um crescimento de 243% em relação a 2020, ano em que varejistas virtuais registraram 437 mil pedidos.
O treinador de vendas e palestrante André Nunes, conhecido como O Gigante, aponta as redes sociais como fortes aliadas para impulsionar negócios locais, já que 74% das pessoas buscam produtos por meio das redes sociais, sendo o Instagram a principal delas, utilizada por 65% dos consumidores. Os dados são de uma pesquisa realizada no início do ano pela All In em parceria com a Opinion Box. Para aproveitar o melhor do que a estratégia de social commerce pode oferecer, O Gigante lista abaixo algumas dicas que certamente ajudarão a alavancar as vendas do seu negócio.
1. Cative os clientes por meio de um trabalho humanizado
Nada mais cativante em um negócio do que mostrar o lado humano do processo. Isso inclui desde a abordagem nas redes sociais aos tipos de conteúdo, que devem ser úteis e informativos, sem deixar de lado a leveza. “O mais importante é transparecer autenticidade, pois conteúdos rasos dificilmente criarão conexões duradouras”, comenta André.
Por meio dos relatórios que as próprias redes sociais oferecem, é possível conhecer o perfil da clientela e adaptar a linguagem para aquele nicho. Criar empatia também é uma forma de se aproximar dos clientes, seja contando a história, os desafios e as motivações por trás do negócio, além de mostrar quem faz a roda girar, detalhe que ajuda a humanizar a marca.
2. Seja ágil e criativo nas respostas para fidelizar os clientes
O atendimento faz toda a diferença para um cliente voltar a fechar um negócio. Ter agilidade nos retornos é crucial para fidelizá-lo, pois é uma forma de valorizar o contato. Para isso, algumas recomendações incluem responder de forma personalizada, chamando o cliente pelo nome ou fazendo referências específicas à pergunta ou comentário dele, bem como dar um toque descontraído à conversa, se a situação permitir.
A atenção com o cliente, a propósito, não deve se restringir ao chat privado. Responder comentários publicamente demonstra compromisso e ajuda a sanar eventuais dúvidas de futuros clientes. Interações como enquetes e pesquisas também ajudam a valorizar a presença dos seguidores nas redes, assim como compartilhar relatos de clientes satisfeitos com o serviço ou produto.
3. Alavanque as vendas por meio de publicações patrocinadas
As postagens patrocinadas nas redes sociais são uma boa forma de alavancar as vendas, mas é importante se atentar a alguns detalhes, que incluem: observar como a concorrência tem feito, avaliar o orçamento para realizar a ação, identificar o público-alvo ideal para aquele conteúdo e definir uma boa segmentação demográfica, utilizando filtros como localização geográfica, idade e interesses. Para começar, que tal escolher os seus produtos e serviços que fazem mais sucesso?
“Não se restrinja a um formato específico. Cada um tem potencial para atingir um nicho diferente, como vídeos verticais curtos ou cards informativos estáticos. O mais importante é fazer um conteúdo visualmente atrativo e colocar as chamadas para ação (ou CTAs) corretas, para direcionar os usuários em cada etapa”, recomenda André Nunes. “Ao final de tudo, cheque as métricas e avalie o retorno do investimento, para ter uma base mais assertiva para as próximas vezes.”
4. Simplifique o processo de compra integrando compras diretas às redes sociais
Integrar as compras diretas aos perfis das redes sociais pode ser uma forma de aumentar a conveniência para o público. Para tornar o processo mais atrativo, vale criar ofertas exclusivas para quem comprar direto pelas redes sociais. Plataformas como Facebook e Instagram permitem a configuração de lojas, com a possibilidade de navegar pelos produtos no próprio aplicativo e adicionar marcadores nas postagens, que levam direto ao link de compra.
Uma vez que o cliente se interessou pelo produto, garanta que o checkout seja simples e que ele tenha várias formas de pagamento disponíveis, assim como opções flexíveis de entrega. Os chatbots, muito utilizados nos perfis institucionais de empresas no WhatsApp, ajudam a automatizar o processo.
5. Fortaleça o negócio com as comunidades locais e faça collabs
Manter uma presença forte na comunidade local é uma forma de ampliar o público do seu negócio, inclusive colaborando com outras empresas locais, que ofereçam produtos ou serviços complementares e sejam potenciais parcerias para pacotes ou promoções. Uma marca de bebidas, por exemplo, pode estreitar os laços com restaurantes.
Engajar em causas locais também ajuda a estabelecer essa presença, como feiras, festivais e competições esportivas, seja participando como marca expositora ou patrocinando os eventos. No caso dos eventos de caridade, uma forma de se destacar é criar campanhas para arrecadação de fundos ou realizar workshops e palestras gratuitas relacionadas ao nicho de negócio.