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5 estratégias para uma gestão de estoque eficiente no e-commerce

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Saber gerir o estoque é fundamental para o sucesso do comércio online

Com a crescente popularização dos marketplaces, os lojistas têm cada vez mais se preocupado com uma boa gestão do seu negócio digital, e um dos maiores desafios é administrar o próprio estoque. A gestão de estoque é um aspecto crucial para qualquer negócio, pois é necessário equilibrar a disponibilidade dos produtos com as necessidades dos clientes, e nem sempre essa é uma missão simples, especialmente para os vendedores menos experientes.
 

Na visão de Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções e especialista em marketplaces, manter o inventário alinhado com a demanda é fundamental para garantir a eficiência do empreendimento e reduzir custos, assim como contribuir da melhor maneira possível com a experiência de compra do cliente.

Recentemente, o Mercado Livre baixou o SLA (Acordo de Nível de Serviço) de cancelamentos na plataforma para 0,5% no caso de MercadoLíderes, ou seja, a cada 200 pedidos realizados o vendedor pode cancelar apenas 1. “Normalmente, os cancelamentos são motivados pela ruptura de estoque, e por isso é tão importante mantê-lo organizado para não correr o risco de cancelar mais pedidos do que o estipulado e prejudicar a imagem da marca no marketplace”, alerta o executivo.
 

Pensando nisso, Garcia listou estratégias valiosas para as empresas realizarem uma boa gestão de estoque:

Indicador de estoque

Ao realizar uma compra de produtos para o estoque da loja, é importante saber como está a aquisição dos itens no mercado, para que não haja nenhum tipo de prejuízo para os vendedores e compradores. Um indicador responsável para fazer um relatório durante certos períodos é algo que pode ajudar ainda mais os varejistas a terem um controle da quantidade dos produtos que ainda têm no estoque.
 

“A gestão de estoque é um dos maiores desafios no e-commerce. O estoque excessivo pode levar a perdas financeiras, enquanto o estoque insuficiente pode levar a atrasos na entrega e insatisfação do cliente. Além disso, a falta de visibilidade do estoque em tempo real e a complexidade logística do processo também são desafios importantes a serem superados”, explica Garcia.

Uso da curva ABC

A curva ABC é uma ferramenta de análise de gestão de estoques que classifica os itens de um inventário de acordo com sua relevância nas vendas do empreendimento. A classificação é feita com base no valor total de vendas ou no valor total de uso de cada mercadoria, dessa forma, ela ajuda a identificar os produtos mais importantes e, assim, definir ações estratégicas para cada um dos grupos.

“A curva A representa 80% da receita, a curva B tem 15% do faturamento e a curva C, os 5% restantes. O recomendável é avaliar a curva ABC mensalmente para monitorar variações nas vendas, detectar possíveis rupturas de estoque e estimar as necessidades para o mês seguinte. É importante registrar essas informações em um mesmo arquivo para permitir uma análise completa no final do ano e realizar projeções para os próximos 12 meses”, avalia o especialista.
 

Estoque parado

O estoque parado pode ser um obstáculo comum para os e-commerces, e ocorre quando os produtos não são vendidos em um período de tempo razoável, o que pode levar a prejuízos financeiros e problemas no espaço de armazenamento.

“Para lidar com esse problema, é importante adotar estratégias criativas, como a realização de promoções, parcerias com outras empresas, ou mesmo a doação de produtos. Além disso, é essencial monitorar regularmente o estoque e a demanda do mercado, a fim de evitar a acumulação de produtos que não possuem saída”, aconselha.

Escolher bons fornecedores

O processo de escolha de fornecedores é outro desafio, uma vez que normalmente eles atendem a várias empresas simultaneamente. Para evitar eventuais ‘dores de cabeça’, como atrasos na entrega de mercadorias, é recomendável que o vendedor conte com outros fornecedores “na manga”, para ter a quem recorrer nessas situações. “Compreender o tempo de entrega de cada fornecedor para cada produto é essencial. É necessário que o vendedor conheça bem seus fornecedores. Por exemplo, se você souber que um fornecedor leva 10 dias para entregar um produto, será imprescindível manter um estoque com pelo menos 15 dias de suprimento ao fazer um pedido. Em alguns casos, um fornecedor é muito bom, mas devido a contratempos na importação, pode ocorrer um atraso no recebimento dos produtos, o que leva à falta de mercadorias no estoque. É por isso que ter mais de um fornecedor para cada produto é bastante recomendável”, finaliza Garcia

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