Dados mostram que gastos com cibersegurança somaram US$ 71 bilhões em 2022
Com uma Black Friday cada vez mais conectada, torna-se cada vez mais necessário falar sobre Segurança Cibernética, pois com todo o sucesso do período, a data vem sendo diretamente impactada por ataques que afetam a vida de empreendedores e clientes no ambiente online. Prova de que o assunto está ganhando atenção do mercado, é que, de acordo com a Canalys, empresa líder global em análise de mercado de tecnologia, os gastos globais com cibersegurança somaram US$ 71 bilhões em 2022. Ricardo Roquette, vice-presidente de Tecnologia da Informação da Getnet Brasil, comenta que a preferência dos consumidores por compras online torna a cibersegurança uma prioridade crítica, especialmente para empresas de meios de pagamento, que são o elo fundamental que conecta varejistas e consumidores. “A segurança cibernética não é apenas uma questão tecnológica, mas especialmente uma questão humana. Por este motivo, é fundamental investir em programas de treinamento para conscientizar funcionários sobre problemas cibernéticos, como phishing e engenharia social”, alerta o especialista.
Com o crescimento das compras online durante a Black Friday, os estabelecimentos comerciais precisam se atentar para as fragilidades e apostarem em ferramentas de automação comercial e soluções de segurança para o e-commerce para diminuir os riscos. Confira a seguir algumas dicas passadas pelo especialista sobre o tema:
1- Conheça bem o seu cliente: uma análise comportamental bem feita ajuda a reduzir o número de falsos positivos para fraude nesse período, tornando os sistemas de detecção de ameaças mais eficazes. É importante olhar para o ticket médio daquele consumidor, em qual período ele consome mais, entre outros fatores que auxiliam no mapeamento dessas transações.
2- Infraestrutura: é primordial o investimento em infraestrutura, hardwares, datacenters, clouds e softwares performáticos para garantir que os sistemas possam lidar com a enorme carga de trabalho durante datas com altos índices de compra, como Black Friday, Natal ou qualquer outra data do varejo. As plataformas necessitam ser continuamente aprimoradas e estarem sempre atualizadas para garantir a capacidade de processamento.
3- Se puder, aposte em IA: o aumento da transnacionalidade nas vendas online fez crescer transações boas, mas também aumentou as fraudulentas. Muitas instituições estão recorrendo à inteligência artificial e redes neurais que se utilizam de dados transacionais para criar padrões comportamentais. Com isso, se torna possível representar situações de fraude e evitar riscos. Essas tecnologias são capazes de analisar grandes volumes de dados, aprender e adaptar-se a novas ameaças, tornando-se parte fundamental da estratégia de segurança.
4- De olho no Pix: esse serviço de pagamentos mudou o cenário brasileiro ao chegar para apoiar a compra por cartões. Dados do Banco Central mostraram um novo recorde, no qual, em um único dia, em 9 de outubro deste ano, foram realizadas 168 milhões de transferências instantâneas. Esse boom reforça o cuidado com um novo golpe, que impacta principalmente as vendas do ambiente físico: a troca do QR Code, que permite a substituição do código disponível em bares e restaurantes, por exemplo, levando à conta bancária do fraudador. Uma dica valiosa é verificar todas as informações disponíveis na tela de pagamento antes de efetivar a compra, para garantir que o valor será creditado na conta e CNPJ corretos.
5- Pense antes de clicar: Diariamente, costumamos receber incontáveis mensagens e acessar diversas páginas na internet. É fato que o contato remoto e a facilidade de acesso à informação contribuíram significativamente para o avanço de soluções, criação de modelos de negócio e aceleração das comunicações. Entretanto, os perigos também aumentaram e cada vez mais têm ficado mais sofisticados. O cuidado com a navegação digital é fundamental, a atenção com o que é lido e acessado deve ser dobrada. Tenha cuidado com os links e arquivos desconhecidos que recebe por e-mail, por mensagens ou através de anúncios. Esteja atento também às páginas que visita! A proteção do seu sistema e dos seus dados depende de um hábito simples, mas muito relevante. Pense antes de clicar!