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Confira quatro dicas para que os colaboradores se sintam mais confiantes e integrados ao ambiente de trabalho

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Manter uma equipe de funcionários engajada nas atividades empresariais é um desafio para qualquer gestor. Em geral, conforme pesquisa da plataforma Asana, de gerenciamento de trabalho, que ouviu quase 10 mil colaboradores no mundo, 79% das pessoas que trabalham em organizações colaborativas sentem-se preparados para se adaptar aos desafios. O mesmo levantamento mostrou que 44% dos trabalhadores se sentem mais motivados quando suas atividades são mais envolventes e prazerosas.

Em outra pesquisa, da consultoria Robert Half, focada em recrutamento de pessoas, 89% das empresas afirmam que sabem da importância da motivação e da felicidade dos funcionários para garantir bons resultados. No mesmo levantamento, 94% dos colaboradores entrevistados consideram que o papel da liderança influencia nesse processo. Desse total, 50% consideram esse ponto como fundamental na felicidade no trabalho.

Na opinião da mentora de líderes Carol Castro, criadora do método Líder HOP para formação de times autogerenciáveis e com alta performance, é importante investir na autogestão para envolver mais os colaboradores e torná-los mais satisfeitos em suas atividades diárias. “Dessa forma, os funcionários podem se sentir mais conectados, confiantes e engajados, o que ajuda a aumentar a produtividade nas empresas”, explica.

Carol Castro aponta quatro dicas fundamentais para que os líderes tenham equipes mais engajadas e conectadas ao trabalho para alcançar resultados. Confira!

1 – Traduza a visão do empresário para o colaborador

Em primeiro lugar, segundo a mentora de líderes, as pessoas nos cargos mais altos da empresa precisam informar, da maneira mais palpável, questões como missão, visão e valores aos colaboradores. Isso não significa, segundo Carol, apenas explicar esses temas aos funcionários. “Dependendo do nível em que um funcionário está dentro da instituição, a visão empresarial não é compreensível e não está ao alcance dessa pessoa. O segredo é traduzir a visão em um plano de ação, no qual possa ser criada uma rotina e uma padronização de tarefas a serem executadas, conforme as intenções empresariais”, explica.

2 – Faça reuniões periódicas de feedback

Para acompanhar se os colaboradores estão por dentro da missão, visão e valores e estão, de fato, engajados e satisfeitos com as suas tarefas, é importante que os líderes das equipes façam feedbacks em períodos bem definidos. A mentora de líderes comenta que esse momento precisa ser um presente para os colaboradores e para o próprio gestor. “O feedback é uma conversa necessária. Como costumo dizer que o óbvio precisa ser dito. Por isso, esse momento entre colaborador e líder deve ser bem trabalhado e pensado para melhorar os próximos dias de trabalho”, afirma.

É necessário, segundo a especialista, que o funcionário saiba por parte do seu gestor, o que ele sente sobre o seu trabalho na equipe e receba uma ação positiva de futuro, ou seja, o que pode ser aprimorado a partir daquele momento. Além disso, a reunião de feedback precisa ser agendada com antecedência com os colaboradores, para que eles incluam esse encontro em suas rotinas. “O feedback é importante também para que o próprio colaborador exponha suas necessidades para o gestor, se sinta à vontade para pedir e fazer sugestões para aprimorar seu trabalho”, afirma.

3 – Seja congruente nas suas atitudes

O contato com os colaboradores em momentos pontuais do dia a dia ou mesmo na reunião de feedback precisa de congruência por parte dos gestores, explica a especialista. Isso significa que as atitudes que o líder espera que os liderados tenham também precisam partir dele como chefe de uma equipe ou de uma empresa. “Ser congruente é seguir as questões e ideias centrais da empresa e servir de exemplo para o colaborador, para que ele se espelhe em seu líder. Ao mesmo tempo, significa ter empatia com o seu funcionário: não adianta pedir educação aos membros da equipe e, ao mesmo tempo, ser uma pessoa antipática com a própria equipe”, afirma. Um ambiente em que o líder tem congruência em suas atitudes é mais propenso a gerar bons resultados por parte de colaboradores mais engajados e satisfeitos com o trabalho, conforme a mentora.

4 – Descentralize a tomada de decisões

Segundo Carol Castro, os líderes precisam delegar funções operacionais para seus liderados, o que pode ajudar no engajamento e na satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho. “O funcionário sente que tem a confiança do gestor e pode executar suas atividades com mais autonomia”, afirma. Isso significa, conforme a especialista, que não é necessário que os chefes tenham o controle de todas as situações que acontecem na empresa. “É sobre confiar nas pessoas que estão abaixo de você, a ponto de considerar que se o funcionário não se sente seguro para tomar uma decisão, ela vai te procurar para alinhar os trabalhos e as expectativas”, afirma.

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