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CONTA SIMPLES: COM FOCO NO CLIENTE, FINTECH CONQUISTA EMPREENDEDORES DIGITAIS

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Empresa oferece múltiplos cartões físicos e virtuais e conta digital completa que permitem o gerenciamento dos gastos em tempo real

Por: redação

Facilitar a vida dos empreendedores digitais, inclusive os perrengues que muitos deles enfrentam com a burocracia ao abrir seu próprio negócio. Foi essa a premissa que, em 2019, levou Ricardo Gottschalk e seus dois sócios, Rodrigo Tognini e Fernando Santos, a abrirem a Conta Simples. A fintech, que desde então cresce em escala exponencial, oferece uma gama de serviços focados em três pilares: cartões corporativos, conta corrente e gestão financeira. De olho no mercado e com foco nas empresas nativas digitais, a Conta Simples vem ampliando sua cartela de clientes e garantindo autonomia aos times e mais tranquilidade ao setor financeiro.

A Conta Simples ocupa uma posição estratégica para capitalizar as mudanças necessárias no sistema financeiro brasileiro. O time tem um conhecimento profundo da cultura local e do ambiente regulatório do país”, diz o investidor do Fundo JAM e cofundador do Tinder, Justin Mateen.

A ideia de criar uma solução para o segmento de empreendedores digitais, como e-commerces, agências, infoprodutores e gestores de tráfego, veio da experiência de Rodrigo e Fernando. Em um negócio anterior, os dois sócios sofreram com burocracia, lentidão e falta de transparência dos bancos tradicionais em serviços básicos, como abertura de conta, emissão de cartão de crédito e atendimento. Depois de sentirem na pele essa dor, os três sócios viram, na experiência, a chave para um negócio promissor.

Ainda na fase de idealização do projeto, os fundadores queriam, basicamente, usar a tecnologia para resolver as dores bancárias do dia a dia de quem empreende no meio digital, oferecendo um serviço sem burocracia e mais humano.

“Começamos com uma proposta completa de banco. Mas vimos que os clientes com quem estávamos falando tinham uma dor muito grande com cartão corporativo” – comenta o sócio da Conta Simples Ricardo Gottschalk.

Essa mudança de percepção foi possível graças à cultura do customer centric implantada pelos três sócios, que colocaram o cliente no foco do negócio. Para isso, eles ouviram potenciais usuários de seus serviços, para entender as dores e expectativas em relação a serviços bancários.

“Antes de abrir a Conta Simples, fizemos mais de 200 entrevistas com clientes e, em cerca de 30 a 40, as pessoas relataram problemas com cartão corporativo. Quando montamos a empresa e fomos desenvolvendo e melhorando a tecnologia, priorizamos que toda decisão e definição de produto seria testada e validada com alguns clientes. Essa nossa preocupação com a experiência do cliente está na Conta Simples desde nosso começo. Sempre tivemos a cultura de ouvir o cliente. Isso está em nosso DNA”. Ricardo Gottschalk.

Para Ricardo, estar sempre próximo dos clientes é o que coloca a Conta Simples como referência no mercado. A conta PJ (pessoa jurídica), por exemplo, evoluiu gradualmente, à medida que o uso de cartões corporativos, o envio e recebimento de transferências e o pagamento de contas se mostravam unidos por um detalhe bem específico: uma gestão de despesas eficiente e sob controle do departamento financeiro das empresas.

A Conta Simples entende que sua plataforma proporciona a capacidade de execução e eficiência operacional que o setor financeiro, cada vez mais, exige. O foco principal da Conta Simples é traduzir isso em alívio para seus clientes.

O CLIENTE COMO CONDUTOR DA EMPRESA

Para avaliar toda essa jornada, a empresa possui dois setores de atendimento específicos: os time de Produto e de Sucesso do Cliente. O primeiro entende e acompanha as dores, necessidades e dificuldades das equipes de finanças corporativas. Somente após essa “triagem” com o cliente, é que a startup trabalha para traduzir os dados colhidos em um novo produto ou serviço.

Seguindo a linha de produção da empresa, eles entendem, desenvolvem, validam a proposta, levantam soluções alfas e betas para uma lista seletiva de clientes e, somente depois dessa fase, lançam o produto para o mercado. Essa é uma prática recorrente entre o time de Produto, e semanalmente, é realizada uma pesquisa com clientes da Conta Simples.

Já o time de Sucesso do Cliente monitora junto à base da empresa como tem sido a experiência de uso do produto pronto, recebe feedbacks e busca melhorias que forem necessárias.

OS DADOS NÃO MENTEM

Segundo dados de uma pesquisa realizada com clientes da startup, 99% dos clientes da Conta Simples se sentem mais seguros e confiantes sobre onde o dinheiro de sua empresa está sendo gasto. Isso mostra que ter autonomia é um excelente benefício funcional oferecido pela Fintech.

Ainda segundo a avaliação, 84% deles dizem economizar um tempo relevante do setor financeiro de suas empresas, e 87% dizem conseguir distribuir melhor os gastos da empresa, gerando mais autonomia. A pesquisa mostrou também que 93% dos clientes da fintech disseram ter seus cartões categorizados e que se sentem mais organizados com relação aos pagamentos da empresa.

EVOLUÇÃO CONSTANTE

A fintech Conta Simples concluiu, no final de 2021, a rodada de investimentos Série A no valor de R$ 121,4 milhões. A injeção de capital foi liderada pelo fundo JAM – do investidor e cofundador do Tinder Justin Mateen, que já apoiou outras plataformas financeiras.

Em junho de 2021, eles já tinham recebido da maior aceleradora do mundo, a Y Combinator, cerca de US$2,5 milhões, anunciando um Seed Extension de R$ 14 milhões na conversão da moeda. Isso porque a fintech evoluiu o modelo de negócio ao longo de 2021 e se tornou uma plataforma financeira all-in-one, com conta corrente e múltiplos cartões corporativos que simplificam todo o gerenciamento das despesas corporativas.

Lembrando que a Conta Simples foi acelerada pela Y Combinator em julho de 2020, tendo recebido o primeiro investimento da aceleradora, do Vale do Silício, no valor de US$ 150 mil.

Em dezembro de 2020, a fintech recebeu um aporte de R$ 14 milhões (US$ 2,5 milhões), liderado pelo fundo Quartz e com participação dos fundos FJ Labs, Big Bets, DOMO, Ab Seed e dos ex-sócios da XP Marcelo Maisonnave, Eduardo Glitz e Pedro Englert. Ao crescer mais do que o esperado para o ano de 2021, a Conta Simples chamou a atenção dos investidores, e isso fez com que a fintech fechasse o ano com mais de R$ 150 milhões em investimentos.

UM ANO DE MUITO CRESCIMENTO

E os planos para 2022 são de crescimento. Com grandes clientes na base interna da empresa e um potencial de mercado que possui mais de 2 milhões de empresas digitais, a fintech está empenhada em aumentar sua base de colaboradores. Atualmente, a Conta Simples possui 200 funcionários e, consequentemente, vai investir muito no aumento de clientes. Inclusive, parte do aporte recebido pela fintech está sendo investido em marketing e novas aquisições.

Em relação à receita, os números seguem o mesmo ritmo de crescimento, e a previsão é que a Conta Simples termine o ano com mais de R$ 12 bilhões transacionados em sua plataforma.

“Se você está no mercado digital, você precisa usar as ferramentas que os grandes players utilizam para fazer os pagamentos de seus anúncios, para fazer a gestão de seus gastos corporativos, para fazer a gestão do negócio como um todo, que é a Conta Simples. Você só vai jogar em alto nível quando utilizar a ferramenta que os melhores do mercado utilizam. Assim, você não vai perder tempo com o operacional e financeiro de sua empresa, você vai poder concentrar sua atenção no que você faz de melhor, vender seu produto ou serviço incrível”, conclui Gottschalk.

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