Tenha acesso a maior revista de empreendedorismo do Brasil!

Líderes precisam identificar e estimular o propósito e a paixão dos colaboradores

Data

Em um mundo em que as exigências por inovação, agilidade e personalização de soluções e produtos está sempre em pauta, as empresas se esforçam para identificar maneiras de maximizar a produtividade e alcançar resultados de destaque. No entanto, a verdadeira questão reside em como conduzir as pessoas em direção à participação ativa e dedicada nos resultados diários. Será que apenas fornecer um ambiente descolado, infraestrutura e equipamentos modernos é suficiente para resolver esse desafio?

A busca pela excelência não se limita mais a estratégias convencionais. Manter um ambiente de trabalho inspirador, onde os funcionários se sintam conectados e motivados, é fundamental para o sucesso sustentável de qualquer organização. O engajamento não é apenas uma palavra da moda, mas sim uma abordagem estratégica para alcançar níveis elevados de satisfação e performance.

Segundo Tracy Mayllet, para aumentar o comprometimento e a dedicação das pessoas no trabalho, é preciso atuar a partir de fatores como: mente, coração, espírito (desejo) e mãos. Além disso, ele revela que os líderes têm um papel crucial para ajudar seus times a atingirem níveis mais elevados de engajamento.

Isso porque, tanto os colaboradores quanto os líderes possuem um desejo acerca do impacto positivo do seu trabalho para a sociedade, investindo então não apenas seu esforço físico, mas também o entusiasmo, dedicação e criatividade. Então, para que o profissional esteja sempre com mente e mãos conectadas em suas atividades, é preciso que a liderança ajude as equipes a encontrarem a paixão pelo trabalho.

Haja visto que toda empresa no mundo quer ter uma equipe engajada, e que o principal desafio reside em acessar a motivação de cada indivíduo, é preciso destacar a importância das organizações em promoverem um ambiente que estimula a autonomia e o crescimento ou aprendizado das pessoas, seja ele pessoal ou profissional. Sentir que está aprendendo algo novo, mesmo em uma atividade que a pessoa já realiza há algum tempo ou, sentir que tem autonomia para modificar algo que impactará na sua rotina de trabalho atua diretamente na motivação das pessoas e vai muito além da infraestrutura e benefícios oferecidos pelas empresas.

À medida em que a sociedade evolui o mundo corporativo também ganha novas nuances e grandes líderes de negócios precisam ampliar sua visão sobre produtividade e desempenho. Dizer o que se deve fazer, e esperar resultados excepcionais não é uma equação simples assim. É fundamental cultivar a paixão das pessoas pelo trabalho, dando visão sobre o propósito das entregas e sua contribuição para o sucesso organizacional.

“Equipes engajadas não surgem por acaso, mas sim como resultado de ações intencionais e contínuas por parte das empresas e principalmente de suas lideranças. Hoje em dia não basta apenas investir em estratégias que promovem o engajamento das pessoas com o ambiente de trabalho, mas também construir lideranças que sejam capazes de acessar os interesses de suas equipes e motivar essas pessoas naquilo que faz sentido para elas, “afirma Roberta Gatte, CEO e Fundadora da PHR Consultoria.

Mais
Postagens