Tenha acesso a maior revista de empreendedorismo do Brasil!

Otimizando resultados: A importância da Gestão de Processos nos Centros de Serviços Compartilhados

Data

Com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir os custos, muitas empresas têm adotado Centros de Serviços Compartilhados (CSC) como uma estratégia para centralizar e otimizar suas operações. Esses centros concentram funções administrativas e de suporte, como finanças, recursos humanos, contabilidade e tecnologia da informação, e têm se mostrado vantajosos para empresas de diversos setores.

No entanto, a gestão de processos desempenha um papel fundamental para garantir o sucesso de um CSC. Por meio dessa abordagem, os resultados esperados com a padronização, simplificação e otimização dos processos são traduzidos em indicadores com metas específicas e o alcance delas é monitorado através de uma sistemática de acompanhamento, resultando em maior produtividade, qualidade e satisfação dos clientes internos e externos.

De acordo com especialistas, independente do segmento ou porte empresarial, os resultados são provenientes da execução de processos. Uma gestão orientada aos processos permite a correta identificação e priorização dos gargalos, direcionando os investimentos de forma mais assertiva para o aumento da eficiência operacional. Além disso, oferece maior transparência e visibilidade sobre o desempenho dos processos, suportando uma tomada de decisões data driven.

Um exemplo de segmento que tem adotado a estratégia para melhorar suas práticas de gestão é o agronegócio. Segundo Rodrigo Rodrigues, VP para soluções de agronegócio da Falconi, maior consultoria brasileira em gestão empresarial e de gente, a estruturação de CSCs, amparado por boa governança e tecnologias de ponta, pode se mostrar uma alternativa valiosa para o setor. “São movimentos que trazem vantagens competitivas aos empresários, gerando melhores resultados com mais rapidez”, afirma.

Rodrigo Rodrigues, VP para soluções de agronegócio da Falconi
 

Marina Penha Moreira, Advisor em projetos relacionados a CSC da Falconi, destaca que “a implementação de uma abordagem estruturada de gestão de processos é essencial para garantir a efetividade de um Centro de Serviços Compartilhados. Ela permite uma visão abrangente das atividades, identificando oportunidades de melhoria e promovendo uma cultura de inovação e excelência operacional.”

Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC), reconhecida como referência no setor, desempenha um papel importante ao fornecer diretrizes e promover melhores práticas de gestão de processos para os Centros de Serviços Compartilhados no Brasil. Sua expertise e experiência contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo desses centros, impulsionando sua eficácia e resultados.

Leandro Maia, Especialista em Processos da Falconi, ressalta que os benefícios da Gestão de Processos vão além da eficiência operacional. “Ela também possibilita a redução de custos, a melhoria na qualidade dos serviços prestados, a padronização de práticas e a criação de uma cultura colaborativa entre as equipes do CSC”.

Portanto, para empresas que desejam otimizar seus Centros de Serviços Compartilhados, a implementação da Gestão de Processos se apresenta como uma estratégia indispensável. Ao implementar consistentemente essa abordagem e contar com o apoio da Associação, é possível impulsionar a produtividade, a eficácia e a satisfação dos clientes internos e externos, garantindo resultados cada vez mais satisfatórios.

Mais
Postagens