Tenha acesso a maior revista de empreendedorismo do Brasil!

ESPECIAL COVID-19, DESAFIOS PARA TODOS OS EMPREENDEDORES BRASILEIROS

Data

Empreendedores na busca por informações que salvem a vida de suas equipes e de seus negócios

Por: Elaine Julião, especialista em marketing e empreendedorismo e CEO da Empreenda Revista

Como empreendedora sempre tive a certeza que empreender é estar diariamente vivendo em um cenário de incerteza, sempre tive ciência que empreender não é uma tarefa fácil, sei que manter o nosso negócio é sempre um grande desafio e que precisamos estar prontos para qualquer situação. Mas, em nenhum dos cenários que eu pudesse ter desenhado em meus planos, estava algo tão, mais tão desafiador.

Começamos o ano de 2020 com a expectativa de um franco crescimento econômico, após alguns anos de recessão, era chegada a hora da retomada do crescimento. Essa expectativa durou pouco. Em 26 de dezembro, o mundo recebeu a notícia de um vírus, algo não muito alarmante, mas que despertou preocupação de um dos países mais importantes economicamente do mundo, a Grande China.

Em um mês, esse vírus já tinha feito várias vítimas fatais e já havia chegado em países vizinhos da potente China, como o Japão. Não demorou muito, para que as vítimas aumentassem, o vírus então não muito preocupante, ganhou status de “emergência mundial” seu impacto é comparado a uma guerra, só que dessa vez, sem bomba. Uma guerra silenciosa que vem silenciando e impactando severamente vários países, inclusive o Brasil.

A Covid-19, popularmente chamado de Coronavírus está trazendo vários desafios para o Brasil e para o mundo, muitas empresas estão renunciando ao tradicional modelo de trabalho, esse “isolamento social” é extremamente necessário. As empresas passam, agora, a enfrentar a maior de todas as suas responsabilidades: preservar genuinamente a saúde de seus colaboradores e do seu negócio.

Assim como grandes empresas, milhares de pequenos empreendedores, em poucas semanas, se viram a terem que fechar as portas de seus negócios, e aderirem ao isolamento social. Se reclamávamos que empreender é uma atividade solitária no seu nível estratégico, agora vamos viver isso, também, no nível operacional.

Ainda que a tecnologia nos proporcione vários recursos para que as pessoas continuem seu trabalho, mesmo em isolamento, se faz necessário uma ampla e rápida adaptação a essa nova realidade.  Afinal, comprometer-se a manter de fato a operação e os negócios funcionando é preservar empregos e nossa própria qualidade de vida. 

O grave dessa situação causada por essa pandemia, é que 80% das micro e pequenas empresas brasileiras atuam na área do comércio ou serviço, setores impactados negativamente com a aplicação do isolamento social. Os efeitos em cadeia que irão acontecer no decorrer dos próximos meses são preocupantes.

Diferente de empresas maiores, os pequenos empreendedores nem sempre possuem uma reserva, ou seja, são extremamente vulneráveis à mudança que está ocorrendo nesse ambiente de forte pandemia. Se a estatística vigente no Brasil era que de cada 100 empresas abertas, pouco mais de 75 sobreviviam no seu primeiro ano, me pego pensando como serão as próximas estatísticas entregues pelos órgãos nacionais daqui para frente?

Acostumar-se, mesmo que por pouco tempo, ao novo modelo de organização do trabalho que a pandemia do coronavírus está impondo a milhões de pessoas em todo o mundo, está gerando ansiedade e dúvidas especialmente em líderes. Eu mesma, por mais preparada que achei que estivesse, sinto na pele a ansiedade como líder, como mãe, como ser humano.

Li uma frase, em um dos boletins sobre o Covid-19, que em um primeiro momento me deixou desconfortável, mas que é a maior de todas as realidades, “O primeiro conselho é reconhecer que é [uma situação] estressante. Saber que sentimento de tristeza ou ansiedade, medo e mesmo depressão são totalmente normais” – Judy Moskowitz – professora da Universidade Northwestern, nos EUA

Nesse cenário, como podemos gerir nossas equipes? Pessoas diferentes em momentos diferentes, com ansiedades diferentes e ambientes diferentes. Estamos falando de várias gerações juntas, trabalhando home office, pessoas que nasceram em mundos digitais diferentes, hoje, precisam estar focadas em fazer o seu melhor profissionalmente, estando em casa, isolada socialmente.

Confiança, essa é a palavra da vez, para que possamos continuar deixando nossos negócios saudáveis, precisaremos ter confiança. A certeza de que nós vamos entregar nossa parte, que seremos disciplinados e trabalharemos nossa mente para ficar sadia e continuar desenvolvendo nosso trabalho é o que irá mover nossas equipes. Se confiarmos em nós, consequentemente confiaremos no outro. A lealdade entre equipes será determinante. É um momento que exige atenção individualizada, pessoas diferentes tem, consequentemente, necessidades diferentes à crise estabelecida, é um momento que requer muita solidariedade por parte do líder empreendedor para com sua equipe.

O que qualifica um empreendedor? Vamos resgatar algo muito maior, vamos resgatar nossa essência. Se pararmos para pensar, pessoas que simplesmente vê um problema, é um SER HUMANO, a pessoa que acha uma solução para esse problema é um VISIONÁRIO, agora a pessoa que EXECUTA e RESOLVE o problema, é um EMPREENDEDOR. Agora mais do que nunca, precisamos colocar isso em prática! É hora de termos inteligência digital para continuarmos vivendo em tempos de restrições de mobilidade. A medida imposta pelo governo para conter o covid-19 afeta diretamente a maior parte dos empreendedores do Brasil.

Em tempos de ficarmos em casa e fazermos nossa parte para com a sociedade, quero deixar algumas dicas de como podemos fazer disso algo produtivo e menos dolorido. Aqui algumas dicas que, no meu ponto de vista, vai te ajudar, assim como está me ajudando a passar por esse momento, sim, aqui na Empreenda também estamos de home office.

1 – Organize seu escritório domiciliar 

Ache um lugar confortável. Entenda o que você vai precisar ter em mãos para que possa realizar o seu trabalho remotamente. Talvez você tenha que aprender a usar novas tecnologias. Organize sua área de trabalho: pense em como você irá administrar o espaço se várias pessoas da sua casa precisarem trabalhar e estudar juntas. É um momento que exige um acordo prévio com a família para que respeitem seu local de trabalho nesse período que trabalhará em casa.

2 – Alinhe expectativa com sua equipe ou líder

Estabeleça horários para se comunicar com sua equipe de forma eficiente. Pode ser alguns minutos pela manhã ou um bate papo no encerramento do dia. Chamadas por vídeo e calls são importantes para manter o entrosamento da equipe. E-mails são a melhor forma de manter a comunicação durante o dia, assim fica documentado todo o processo de trabalho.

3 – Seja Humano 

Planeje “intervalos de café” virtuais ou prolongue um pouco as calls para poder ter aquelas conversas informais que acontecem quando você está no escritório. Isso pode fazer a diferença na qualidade e na profundidade das discussões relacionadas ao trabalho, pergunte sobre a experiencia home office e sobre a família, além de permitir que você entenda melhor seus colegas e os desafios que eles estão enfrentando agora. 

4 – Mantenha sua rotina diária de trabalho

Estabeleça um horário de trabalho para seu home office. Apesar de não ter que levar tempo se deslocando até o trabalho, se você, assim como eu, tiver filhos pode ser que você precise dedicar uma parte da sua manhã para ajudá-los a iniciar sua rotina também. Comunique essa e outras eventuais necessidades pessoais para sua equipe. Vista-se de forma adequada caso alguém queira vê-lo pela webcam. Aliás, acorde com tempo suficiente para começar a trabalhar com o ânimo de sempre. Preserve sua imagem, mesmo virtualmente. 

Desligar-se do trabalho é ainda mais difícil quando você faz home office. Os assuntos profissionais podem tomar conta de todo o seu dia, se você deixar. Respeite o tempo dedicado exclusivamente ao trabalho, mas faça questão de almoçar longe do computador. Faça pequenos intervalos e não deixe o trabalho invadir sua noite ou o tempo que você tem para sua família. 

5 – Mantenha-se conectado com sua equipe

Será que sairemos desta fase especialistas em encontros virtuais? Gostemos ou não da experiência, o fato é que não podemos perder nossas conexões. Continue questionando e se envolvendo nas decisões. Está tudo muito parado? Faça você o movimento, envie um e-mail, uma mensagem indagando por que está tudo tão calado. Continue sorrindo, pois, mesmo do outro lado da tela, precisamos mais do que nunca contar uns com os outros. 

Uma última dica, mas não menos importante…

 6 – Faça novas coisas

Muitas vezes reclamamos que não temos tempo para fazer algo novo, agora, sem o tempo gasto em deslocamento para a empresa, talvez possamos inserir algo novo em nossa rotina. Sim, vamos focar em novos aprendizados, estou acompanhando vários amigos empreendedores que estão disponibilizando vários cursos, mentorias, tudo isso para que nós possamos trabalhar nossa mente para o nosso crescimento e fortalecimento em meio a essa crise.

Separei algumas dicas de cursos e ferramentas gratuitas para você aplicar e melhorar sua performance Home Office.

CURSOS

Sebrae

Sebrae possui mais de 100 cursos online gratuitos para empreendedores aperfeiçoarem conhecimentos

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

Startse

Startup de A a Z, um curso passo a passo que você precisa seguir para tirar sua ideia de papel

https://eventos.startse.com.br/startup-az/

Coursera

Coursera possui um curso gratuito chamado Aprendendo a Aprender ótimo para ajudar no domínio de temas difíceis

https://www.coursera.org/learn/learning-how-to-learn

Dobra

Dobra libera cursos gratuitos sobre Empreendedorismo, Gestão e Marketing

https://querodobra.com.br/lp-serie-hackeando-a-dobra/

Fundação Bradesco

Fundação Bradesco oferece cursos de Empreendedorismo, Estratégia, Administração e Gestão de Projetos

https://www.ev.org.br/cursos

Google Analytics Academy

Google possui cursos para quem deseja aprender mais sobre o Google Analytics

https://analytics.google.com/analytics/academy/course/6

Endeavor

Endeavor libera 12 cursos sobre Finanças, Estratégias, Gestão, Marketing e Desenvolvimento pessoal

https://endeavor.org.br/formato/cursos/

Linkedln

Linkedln oferece curso sobre Colaboração, Foco e Produtividade

https://www.linkedin.com/learning/paths/trabalho-remoto-colaboracao-foco-e-produtividade

Perestroika

Perestroika libera curso sobre Economia Criativa gratuitamente

https://www.perestroika.com.br/online/vailaefica/

FERRAMENTA

Frequência da equipe

Se você precisa ter o controle do “ponto eletrônico” de sua equipe, a startup Aponte.me, uma de nossas parceiras aqui na Empreenda, disponibilizou sua plataforma completa de forma 100% gratuita, pelo período de 2 meses, para empresas que queiram optar por regime de home office com seus colaboradores. 

Para ter acesso a essa gratuidade https://conteudo.apponte.me/home-office-free-corona-virus

Reuniões virtuais

O Google disponibilizou as ferramentas Hangouts Meet e Hangouts Chat para reuniões entre equipes, possibilitando a produtividade para trabalhadores remotos e estudantes

https://gsuite.google.com/products/meet/?_ga=2.212810900.-1230564778.1584909789

Mais
Postagens