Especialista em varejo orienta cuidados para migrar ferramenta de forma prática, eficaz e sem perda de dados
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A tecnologia é uma parceira valiosa para franquias que buscam a expansão dos negócios. A adoção inteligente de soluções, como um ERP robusto, pode ser um fator crucial para o sucesso e crescimento sustentável no competitivo universo das franquias. Um bom sistema de ERP proporciona uma gestão mais eficiente, além de insights estratégicos para os negócios.
Com diversos sistemas no mercado, é comum empresários começarem usando um ERP mais simples. Contudo, conforme o negócio vai crescendo, podendo se tornar uma franquia, a operação das lojas fica mais complexa, neste momento, sentem necessidade de uma ferramenta mais completa e é então que buscam a migração.
“Muitos varejistas sabem que precisam de um sistema mais completo, mas ficam receosos de fazer a migração e ocorrer perda de dados ou mesmo impactos na operação das lojas. Por isso é importante realizar a migração com uma empresa que seja especialista em varejo, que entenda a necessidade do cliente e seja capaz de identificar melhorias no produto, sempre garantindo a segurança no processo”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, ferramenta completa de ERP que atende grandes redes como Grupo L’occitane, Petland e Crocs.
O especialista lista os principais cuidados adotados pela VarejOnline na migração de ERP de seus clientes e que asseguram uma transição de sistema descomplicada, segura e rápida. Confira:
1- Diagnóstico para antecipar necessidades
Como a empresa faz a migração enquanto está operando no mercado, é importante realizar um diagnóstico para levantar todas as pessoas e setores que terão acesso ao sistema e que precisam ser treinados, além de possíveis impactos da mudança e providências necessárias.
“O diagnóstico antecipa problemas e impede a perda de informações e a demora no aprendizado das equipes, inclusive para franqueados. É o pontapé inicial da migração e, quando bem feito, torna o processo muito mais rápido e seguro”, aponta Mortari.
2- Envolvimento das lideranças
Durante o processo de migração, é fundamental que as lideranças, inclusive as setoriais, estejam presentes. Dessa forma, essas pessoas saberão como auxiliar suas equipes, tornando a migração mais acessível e descomplicada. “Nós sempre incluímos as lideranças em nossas apresentações sobre as funcionalidades do sistema. Com elas, também conseguimos identificar as dores de cada setor em relação ao uso do sistema, o que facilita na hora de planejar o treinamento de implantação”, explica o executivo.
3- Treinamento rápido e eficaz
Depois de todas as áreas e necessidades mapeadas, é essencial realizar um treinamento objetivo, claro, que apresente os módulos do sistema, oriente as principais operações e esclareça as dúvidas.
“Um treinamento bem feito impacta diretamente a adaptação das equipes ao novo sistema e evita contratempos desnecessários no dia a dia. É a oportunidade de sanar dúvidas, considerando a rotina das lojas e eventuais problemas que possam ocorrer, e de dar as orientações certas para agilizar a resolução de transtornos rotineiros”, finaliza Mortari.